Página de Créditos e Sites do Fanzine Barata Elétrica

Créditos:
Homepage Blog do Fanzine Índice Números Anteriores Contato
Última atualização: 08/07/2014

Autoria e direitos autorais do material
Ética e Legislação
Trajetória do fanzine (Bibliografia)
Agradecimentos a colaborações de vários tipos
Lista de Emails Atualizada
Correio Comum (pode demorar)
Links redirecionadores para o fanzine
Números até o 12 (primeiros mirrors):
ENDEREÇOS NO BRASIL (mirrors):
Questão da extensão .GZ
Assinatura via email
Os ???? que aparecem no lugar de emails

Links, sites e emails que não funcionam mais

Edição Anterior deste texto

Autoria e Direitos Autorais do Material

Editor: Derneval R.R. da Cunha
Redator principal, Repórter, Distribuição, Divulgação, Layout, Webdesign, Webmaster, Pesquisa, etc: Derneval R.R. da Cunha

Este Fanzine foi escrito por Derneval R. R. da Cunha ( Derneval@gmail.com drrcunha@yahoo.com.br). Com as devidas excecoes, toda a redacao e' minha.

O MATERIAL DE MINHA AUTORIA NO FANZINE ESTÁ REGISTRADO. O QUE NÃO ESTÁ REGISTRADO É PASSÍVEL DE SER COMPROVADO COMO DE MINHA AUTORIA. OS "MARMITEIROS" QUE COPIAREM TRECHOS DO MEU FANZINE E USAREM EM PUBLICAÇÕES COMERCIAIS OU NÃO COMERCIAIS SEM A MINHA PERMISSÃO E/OU COLOCAREM A ORIGEM DO MATERIAL ESTÃO COMETENDO CRIME, PASSÍVEL DE CONDENAÇÃO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE.

AQUELES QUE TIVERAM MATERIAL COPIADO INDEVIDAMENTE, FAVOR ME AVISAREM PARA QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

Observação: A grande maioria do material utilizado no fanzine contém o copyright de quem escreveu e esforços foram feitos no sentido de respeitar os direitos autorais.

Esta' liberada a copia (obvio) em formato eletrônico, mas se trechos forem usados em outras publicacoes, por favor incluam de onde tiraram e quem escreveu.

DISTRIBUICAO LIBERADA PARA TODOS, desde que mantido o copyright e a gratuidade. O E- zine e' grátis e não pode ser vendido (senão vou querer minha parte). A liberdade de distribuição não implica que estou abrindo mão dos meus direitos autorais. Ética e Legislação

Não sou a favor de qualquer coisa que implique em quebrar a lei. O material presente no fanzine está com o fim de informar. Cada pessoa é responsável pelo seus atos.

Trajetória

O fanzine começou em 3/12/1994, com uma distribuição beta-teste via email para a "rataiada" da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A aparição mais antiga em lista de discussão pode ser vista no Google, no link https://groups.google.com/d/topic/alt.2600.moderated/PaY7prkLi1c/discussion

Devido ao conteúdo ligado à hackers e Computer Underground, apareceu na lista de discussão Alt.2600 (moderated) em fevereiro de 1995. A aparição do fanzine nesta lista de discussão pode ser avaliada através do Google:

https://groups.google.com/forum/#!search/%22barata$20eletrica%22|sort:date

No Soc.culture.Brazil, uma lista de discussão de assuntos brasileiros, acho que o primeiro envio foi esse

http://goo.gl/KrfAV

O fanzine começou a fazer sucesso em todo o Brasil depois do aparecimento de notícia na Super Interessante (Ano 9, Número 10 - 10/10/1995), vide:

Em virtude de uma notícia no 2o número da coluna Netvox, o fanzine passou a ser distribuído somente via emails localizados fora do país. Depois veio a popularização da Web, com o site do fanzine no http://www.inf.ufsc.br/barata, no etext.archive.umich.edu e o que ficou mais popular durante muito tempo, o http://www.eff.org.

A partir do número 14, a Electronic Frontier Foundation parou de atualizar o fanzine. A Universidade Federal de Santa Catarina foi muito legal comigo, neste aspecto. Se não fosse por ela, talvez a publicação não continuasse. Várias outras universidades também disponibilizaram o fanzine e muitos particulares. Alguns, apenas preocupados em chamar a atenção para os seus Curriculum Vitae (num caso específico, o sujeito tinha que ler o C.V. do cara para chegar ao fanzine). Outros ajudavam na distribuição por solidariedade. Sei lá. A história é meio longa e fazer a cronologia dela fica para outra hora. Detalhes, vide: http://www1.webng.com/curupira/hist.html (tem alguns artigos de jornal da época em que o fanzine começou) ou http://www1.webng.com/curupira/retrospectiva30.html

(atualização 13-01-2009) O fanzine deixou de ser distribuído em vários lugares. Depois que sites como o hackemate.com.ar saíram do ar (grande repositório do underground) sobraram sites como etext archive (que durante um tempo teve vários mirrors, era o arquivo de txt da antiga época das BBSes pré-internet) e o etext.org. Porém semana passada fui checar e descobri que tudo mudou para o web.archive.org. Portanto, para conseguir o fanzine na época em que ele ficou hospedado no www.eff.org é preciso checar o http://web.archive.org/web/*/http://www.eff.org/pub/Publications/CuD/Barata_Eletrica/ e se você clicar no http://www.etext.org/Zines/ASCII/BerataElectrica/ vai cair também no web.archive.org mas lógico, tem que procurar mais para achar o subdiretório Berata (nunca pedi para corrigir, agora vai ficar assim pela eternidade).

Artigos na 2600-Hacker Quaterly. Estou fazendo uma página só com esses artigos porém o primeiro pode ser lido aqui

(atualização 20-06-2012) O próximo número do fanzine está quase pronto mas dois anos fora da data prevista de publicação.

Resolvi aparecer um pouco para variar. Fiz facebook pessoal e do fanzine, orkut e twitter. Após publicar durante 5 anos na revista 2600 - Hacker Quaterly, resolvi comemorar o aniversário do fanzine com um artigo detalhando a experiência, publicado tanto na 2600 quanto na Datenschleuder, uma revista hacker do Chaos Computer Club (Alemanha). Pensando na hipótese de divulgação, durante alguns anos participei de vários eventos de segurança informática (alguns como convidado, outros como palestrante) em São Paulo.

(atualização 03-10-2012) Por conta de umas experiências negativas, continua o "bloqueio de escritor" para lançar o fanzine. Ainda por cima, me arrependi de ficar aparecendo em eventos de segurança informática.

(atualização 08-07-2014)Por conta de varios problemas pessoais o fanzine continua atrasado. Atualmente, parece que webng tambem tem problemas de acesso de vez em quando, estou trabalhando numa transferencia. Fiz novo blog especifico para cuidar das atualizacoes da pagina http://barataeletrica.tk ja que barataeletrica.blogspot.com carrega noticias demais. O blog http://oataquedasbaratas.blogspot.com.br fica criado com a atribuicao de manter registro das atualizacoes da pagina do fanzine.Grande homenagem feita por Ronaldo Lemos no Globo Navegador, vide http://migre.me/iTPmP

Agradecimentos a colaborações de vários tipos :

Apesar de que agora o fanzine está bastante difundido, ainda curto lembrar alguns que ajudaram no início. Quando comecei, não dava muito valor ao sucesso do fanzine. Mas muitos apostaram em mim, mesmo levando em conta o tema meio polêmico. E realmente devo muito a cada um dos que me apoiaram, porquê várias vêzes pensei em desistir. Alguns abaixo não fizeram muito, além de se inscrever oferecendo para enviar o fanzine via email, num tempo em que a internet era para muito poucos. Hoje, apesar de tudo, sem palavras para agradecer ao pessoal que se ofereceu para ajudar na distribuição do E- zine, como os voluntários acima citados, e outros, como o Sérgio ex-ftp.ufba.br, o delucca do www.inf.ufsc.br (algum dia ainda quero conhecer este cara), o Queiroz da Unicamp (a USP não gosta de mim, mas a Unicamp gosta...:-), o Wagner (apesar que meio que me arrependi da ajuda deste), o Manoel (grande sujeito da minha cidade, agora executivo na Abril), o Buick (carioca gente fina). O hacker da Física também foi legal, antes de sumir de vez, me arrumou 1 pc 386 com monitor (na época ajudou muito). Menção honrosa ao Marcos Pereira.

É gente que confiou em mim, na época, espero nunca atrapalhar a vida deles com isso. Igualmente para todos os que me fazem o favor de ajudar a divulgar o Barata em todas as BBSes pelo Brasil afora.

AGRADECO TAMBEM AOS QUE AJUDARAM, "HOSPEDANDO" O EZINE EM SUAS PAGINAS OU FTP-SITES (apesar que foi mais no início, hoje isso não acontece mais, não precisa tanto).

Lista de Emails

drrcunha@yahoo.com.br --- funciona

derneval@gmail.com -- funciona

Correio comum (PAPEL SNAIL MAIL):

Derneval Ribeiro Rodrigues da Cunha
AGF Doutor Vital Brasil, 446 caixa postal 77802
Butanta  Sao Paulo  SP
CEP: 05503970

CAIXA POSTAL ABAIXO DESATIVADA

Caixa postal 64.569 São Paulo - SP CEP 05402970

Caixa Postal 61515 CEP 05424-970 São Paulo - SP BRAZIL

(Atenção. Pode demorar um pouco para eu checar esta caixa postal. Caso queira me enviar algo usando este endereço, favor enviar por email um aviso de que algo está chegando lá).


LINKS PRINCIPAIS (REDIRECIONADORES DO FANZINE)

Esses links abaixo são para o caso da página do fanzine ir para o espaço. Futuramente este número deve crescer.:

ENDEREÇOS NO BRASIL:

http://www1.webng.com/curupira/ (site principal)

http://www.absoluta.org/barata/ (ATÉ O NÚMERO 28)

Números até o 12:

http://web.archive.org/web/*/http://www.eff.org/pub/Publications/CuD/Barata_Eletrica/

http://www.textfiles.com/magazines/.windex.html (procura por BE)

ftp://ftp.2600.com/pub/publications/barata_eletrica/ (tenho um certo orgulho de dizer que o fanzine está hospedado no ftp da 2600 hacker quaterly há longa data - tem outras publicações legais lá)

Questão da extensão .GZ

Use o descompactador WINRAR, fácil de achar usando o google

ASSINATURA DO BARATA ELETRICA VIA CORREIO ELETRONICO

Parei com isso, um tempo atrás. Se voltar a fazê-lo, será via distribuição por lista de discussão, no URL: http://br.groups.yahoo.com/group/barataeletrica/. O (arroba) abaixo, para quem não está a par, é uma forma de impedir que Spammers enviem email para lá.

Assinar: barataeletrica-subscribe(arroba)yahoogrupos.com.br

Cancelar assinatura: barataeletrica-unsubscribe(arroba)yahoogrupos.com.br

????? e Emails suprimidos:

Alguns mails colocados eu coloquei sem o username (praticamente a maioria) por levar em conta que nem todo mundo quer passar por colaborador do BE. Aqueles que quiserem assumir a carta, mandem um mail para mim e numa próxima edição eu coloco.

SITES QUE NÃO FUNCIONAM MAIS